quarta-feira, 26 de junho de 2013

Daniel Gandolfi ...


Uma visão diferenciada sobre as casas antigas que ainda perduram em Porto Alegre é o que sugere o Projeto Memórias Imóveis. Desenvolvido pelo redator da Global Comm, Daniel Gandolfi, o trabalho é baseado em fotografias feitas a partir câmeras fotográficas automáticas, com lentes de plástico que criam diversos efeitos nas imagens que retratam as construções, muitas vezes esquecidas em meio a tantos prédios novos.
A ideia surgiu a partir do interesse do publicitário por casas antigas e até mesmo abandonadas, o que sempre o levou a pensar sobre o quem viveu ali, qual a verdadeira biografia desses lugares que parecem alheios à modernidade. Para Gandolfi, as casas possuem uma beleza diferente, uma beleza carregada de história e arquitetura.
O efeito sobre as fotos vem da revelação, feita através de um processo cruzado, utilizando em rolos positivos a química de negativos. Nenhuma delas passa por programas de tratamento de imagem.
O projeto é cultural, por isso qualquer pessoa pode participar via Instagram, utilizando a hashtag #memoriasimoveis. As primeiras fotografias já estão disponíveis no site e vale a pena dar uma olhadinha.







Bjos'ss


2 comentários:

  1. Oi Ana, vc desistiu do projeto dos desafios fotográficos ou não terá desafio no mês de junho?
    Achei seu projeto bem bacana, por isso participei.
    Espero q continue.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Que lindo esse projeto! Fiquei apaixonada pelas imagens. E ainda mais por saber que não passaram por programas de tratamento de imagens.
    Beijos, saudades!

    ResponderExcluir